Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

sábado, 16 de abril de 2011

Lembrança de si

O ato de estar consciente parece algo abstrato, porque pensamos ter controle sobre nossos pensamentos, mas na realidade é algo que exige muito trabalho de auto-observação.

Existem alguns métodos para se exercitar a consciência dentro do estudo do auto-conhecimento. Um dos mais utilizados, foi desenvolvido pelo maestro Gurdjieff (1866-1949), que nasceu na Armênia e morreu em Paris. Gurdjieff era considerado um grande "despertador" de homens, e criou uma metodologia específica para o desenvolvimento da consciência, denominado Quarto Caminho. Em síntese, ele explica que para estarmos conscientes de fato, devemos observar nossa reação e emoção em situações distintas de medo, angústia e raiva.
Dessa maneira poderemos identificar aquilo que nos afeta mais profundamente, e identificar nossas fraquezas para assim começarmos a trabalhá-las de modo que possamos superá-las.
Somente assim poderemos nos tornar seres humanos livres de limitações e a partir daí, crescer em busca do aprimoramento de nossos dons e qualidades.

O despertar é um processo que exige esforço e dedicação diário. Muitas vezes temos medo de encarar nosso lado sombrio. Todo ser humano é feito de duas polaridades, a luz e a escuridão. Somente enxergando nossa sombra, e aceitando que ela de fato existe, é que poderemos vencê-la. E essa vitória consiste em amplificar nossa luz para que nosso lado negativo se perca dentro dela, porque ela sempre existirá.

Estarmos sempre presentes, no aqui e agora, significa também nos livrarmos de "pré-ocupações" que enchem nossa mente de idéias e situações imaginárias, que podem nem vir a ocorrer. Acabamos por gastar muita energia nesse processo, e esquecemos de desfrutar dos momentos.
A palavra presente significa exatamente isso: PRESENTE. Aproveite-a da melhor forma possível, que assim estará semeando boas sementes para o futuro.

A Lei do Universo é clara: tudo retorna a nós da mesma forma que lançamos para fora. Também é chamada de Lei da Atração, Lei do Karma. Os físicos explicam através de complexas teorias de física quântica, comprovadas cientificamente.

Portanto, aproveite ao máximo o momento agora. Ele é o alicerce de construção da sua vida.

Pratique auto-observação diariamente, vença seus medos, egoísmos e principalmente, seus preconceitos e ignorância. A chave da felicidade está no conhecimento. É ele que nos dá as ferramentas necessárias para adquirirmos consciência, compreensão e sabedoria.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nossas Atitudes diante da Vida

Uma atitude positiva e bem humorada diante dos problemas que todos temos que enfrentar nos dá ânimo e força para vencer todas as dificuldades.

O desânimo faz com que nosso sistema imune pare de sintetizar substâncias importantes, como os anticorpos. E também o cerébro pára de mandar as mensagens para a produção das endorfinas, responsáveis pela homeostase do organismo. As endorfinas são substancias vitais para regulação da produção de muitos hormônios, e muitos cientistas a citam como a "droga da felicidade".

É um efeito cascata, onde a depressão aumenta e ficamos susceptíveis ao surgimento de várias doenças.

Todos nós temos problemas, mas a diferença é a forma como reagimos a eles. Se conseguirmos encontrar formas de nos alegrar, desenvolvendo algum tipo de atividade que nos dê prazer, como arte, leitura, estudos e meditação, acalmamos o turbilhão da nossa mente e direcionamos nossa energia para encontrar a paz de espírito e a força para encarar qualquer dificuldade.

Alegre-se, viva intensamente! Ame tudo que o cerca, seus amigos, sua família, seus animais de estimação, seus vizinhos, a Natureza e sua perfeição! Essas boas vibrações emanadas para o Universo retornarão para você. Seja feliz!