Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Faça a escolha certa. Viva.



 
Morremos não apenas quando nosso Espírito deixa nosso corpo físico, nossa matéria, que devolvemos a nossa Mãe Terra, da qual apenas tomamos emprestado. Na verdade, isso é um renascimento.

Morremos quando deixamos de acreditar em nós mesmos, quando abrimos mão de nossos sonhos e daquilo que amamos, por medo, comodismo ou simplesmente falta de fé.

Morremos quando deixamos nossas fraquezas tomar conta de nossa vida, nos entregamos aos vícios, aos maus pensamentos, às más ações, aos prazeres dos sentidos.

Morremos quando não aceitamos o que a vida nos dá, como fruto daquilo que nós mesmos plantamos.

Morremos quando deixamos de amar.

Morremos quando deixamos de ver a beleza das flores, do céu, das nuvens, ou quando deixamos de sentir a brisa tocar nosso rosto e mergulhamos no mar da ignorância e do preconceito.

Quando passamos a enxergar nossos irmãos como inimigos, com ódio, ciúme, inveja,violência, intolerância. Esse é o verdadeiro morrer.

Morremos um pouquinho a cada dia quando simplesmente vamos deixando os dias passar, apenas esperando a morte do nosso corpo físico.

Nossa salvação está na consciência, no pensar e agir com coerência e Amor.

Acredite nos seus sonhos. Acredite em seres encantados, que lhes diziam existir na sua infância. Acredite nas bençãos de Deus. O poder está no acreditar.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BUSCA DA VISÃO


A cerimônia chamada Busca da Visão é inspirada na cultura dos índios norte-americanos. Trata-se de um ritual muito importante para as tribos, onde todas as crianças ao alcançar a idade adulta, passam por esse processo para compreender e se preparar para a vida. Em suma, nada mais é que um trabalho de meditação, de autoconhecimento e autocontrole. Consiste em ficar em silencio, jejuar e permanecer em um pequeno espaço na montanha pelo tempo pré-determinado.
A seguir, temos um resumo sobre o que é a Busca da Visão, seus objetivos, as transformações que causam no nosso Ser nas palavras de um xamã, que realiza esse trabalho com inúmeras pessoas em uma comunidade alternativa no Rio Grande do Sul – Brazil.
Busca da Visão

É importante que em algum tempo, a gente implore uma visão. Que vá ao topo do universo, a uma montanha onde encontre o ninho do condor e da águia. A uma montanha onde a gente encontre a presença dos nossos antepassados no encontro com a gente mesmo. É nossa responsabilidade também sonhar e ter uma visão para transmitir aos nossos filhos, o compromisso de prever que nossa Mãe Terra esteja em melhores condições e se possa continuar a tradição de nossos antepassados, dos quais somos herdeiros, carregadores e guardiões.

A busca da Visão é um momento da vida onde a gente se encontra nascendo no ventre da Mãe Terra, de alguma maneira, no umbigo dela. É uma oportunidade para rezar e agradecer à vida, e de alguma maneira, alinhar-se com a ordem e o equilíbrio ,desde uma perspectiva que possa deixar um benefício, para melhorar a atitude e a nossa condição como ser humano, ao tomar consciência de utilizar uma forma positiva e correta da nossa própria existência. É uma oportunidade para pedir ajuda, compreensão; uma visão do Grande Espírito para poder servir a nossa gente, e ter as instruções concretas do uso positivo da relação com nossa própria família, e o respeito ao Mistério, do qual todos somos parte e poder assumir uma responsabilidade no papel que nos corresponde.
Tratamos de fazer este espaço para levar as pessoas para que se conheçam e que se encontrem, diante a natureza e diante a presença do Sagrado. Um espaço onde se possa respirar e sentir a própria presença do Grande Espírito.
Na Busca da Visão as pessoas que fazem um compromisso com a tradição, com o trabalho espiritual, adquirem uma responsabilidade; se tornam aprendizes de Carregador de Pipa que é um instrumento sagrado que representa um poder. O compromisso é simplesmente para provar a sinceridade, a intenção, a seriedade e quão verdadeiro é o desejo do indivíduo de comprometer-se com os ensinamentos do espírito. Na Busca da Visão se apresenta esta Pipa às 4 direções durante quatro anos, no primeiro ano se sobe a montanha por quatro dias, segundo ano por 7 dias, o terceiro ano por 9 e no quarto ano se consagrará este compromisso por 13 dias, então este compromisso será compreendido que é pelo resto da vida consigo mesmo e com o Grande Espírito, é quando a pessoa se torna Guardião da Tradição e Carregador de Pipa. Este desenho de 4, 7, 9 e 13 dias é uma forma de se conseguir que só se acerquem as pessoas dispostas a verdadeiramente serem melhores.
Esta oportunidade nos possibilita de ver como se fecha um ciclo, encontrar respostas às nossas perguntas; entregar-se à Montanha, entregar a nossa vida para que o Ensinamento desça sobre nós, e o espírito da Montanha penetre em nosso interior.
Para tanto se usa um cordão de tabacos no qual está incluído o propósito da pessoa, a sinceridade, a humildade, a integridade, a disponibilidade e a vontade. É por isso que na Busca da Visão se realizam 365 preces representando um pedido para cada dia do ano para que assim possamos ter um bom ano.
Informe-se pessoalmente com algum buscador de visão ou dançante do sol.