Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sé un Sol, Abuelo.

Cuándo camines en la oscuridad
de nada servira portar una linterna
cuya luz no pueda verse
porque entonces, cada paso que des
sera para adentrarse vacilante
en lo desconocido, y alli,
un diminuto guijarro del Sendero
puede hacerte tropezar y tambalear,
o más leve impedimento
ser causa de qeu renuncies
y abandones el viaje
para probar, quizá, por otro camino.

Haz una linterna
encendida con el fuego de Indio Rojo
cuya luz resplandece nitida
para que el camino por el que has venido
sea visto y señalado,
y para que el camino que queda por delante
no infunda temor a quienes van tras tus pasos
y caminen con seguridad
guiados por la luz de la antorcha que tu has dejado.

Porque a quienes caminen por este Sendero
no hay que dejarles andar a tientas en la oscuridad
cuando la luz puede hacerles saber
que el Sendero es hermoso
y que sus pasos pueden trazar también
una coreografia de belleza.

Este Sendero es el Camino de la Hermosura,
el precioso camino donde todos los que dancen en la belleza,
alrededor del fuego de su hogar
necesitarán para iluminar el Camino
una linterna que sea brillante.

Haz una..

Encendida con la antorcha que te ha sido dada.
La Antorcha de los ocho rayos
La Llama Interior
que ilumina las Ocho Direcciones
y las Ocho Dimensiones.

Haz una.
Sé un Sol, Abuelo.

- Misión encomendada a Caballo Volador por el Jefe Oso Plateado. -

sábado, 7 de abril de 2012

Xingu - Filme

Após toda polêmica nacional e internacional causada pelo projeto de lei federal para a criação da usina de Belo Monte, que inundaria toda a reserva indígena do Xingu, surge no cenário brasileiro o filme Xingu, que relata a história de como foi criado esse Parque Nacional, no ano de 1961.

É um filme do diretor Cao Hamburger que conta a jornada de Orlando (1914 - 2002), Cláudio (1916 - 1998) e Leonardo Villas-Bôas (1918 - 1961) a partir da expedição Roncador - Xingu em 1943.

A sinopse seria mais ou menos essa:

Nos anos 1940, os três jovens irmãos (Irmãos Villas-Bôas) decidem viver uma grande aventura e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.

Mais velho dos irmãos, Orlando é o articulador entre as etnias indígenas e o poder oficial, responsável por brecar a ingerência externa. Já Cláudio, é o grande idealista e o mais consciente da contradição da expedição – “Nós somos o antídoto e o veneno”, diz. O caçula é Leonardo, vibrante e corajoso. No entanto, suas atitudes podem causar um preço alto para a aventura dos irmãos.

Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar em 1961 o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.

Na aventura, os Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Em seguida, deparam-se com os Kalapalos, os famosos e temidos que teriam matado o explorador inglês Percy Fawcett. Mas, apesar de toda a apreensão e ao contrário do que imaginavam, os irmãos ficam amigos do grande chefe Izarari, e se encantaram com a cultura e os costumes locais. Não previam ainda que ali viveriam a primeira tragédia de suas vidas: um surto de gripe, trazido por eles mesmos, que quase dizima toda a aldeia.


Ao recontar a saga dos irmãos, Xingu apresenta a luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros, traçando diálogo com problemas crônicos do processo de formação brasileiro.

Problemas crônicos que na nossa opinião, têm seus efeitos maléficos até nos dias atuais. Passados todos esses anos, onde se avançou tanto em tecnologia, se fala em biodiversidade, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e cultural, um governo tem atitudes como essa, de destruição não só geográfica, da fauna e da flora local, mas como a destruição total da cultura de uma nação inteira, que restou após tantos ataques do homem branco.

O diretor do filme Cao Hamburger, em entrevista ao jornal Zero Hora de Porto Alegre, relata o seguinte comentário, quando questionado como foi o contato com os índios e a natureza que os envolve durante as gravações:

" Toda a equipe ficou encantada com o que encontrou, com a descoberta de algo, que no fundo, desconhecíamos. O Brasil, a rigor, desconhece a questão e o modo de vida das tribos do Xingu. Não é que conheçamos superficialmente: não temos noção de quanto o estilo de vida daqueles índios é sofisticado. Eles vivem numa harmonia com o seu contexto que nada tem a ver com o nosso conceito de civilização. Eles podem não ter o avanço tecnológico e científico que temos nas cidades, entretanto, criam adultos bem mais equilibrados, que sabem lidar melhor com os problemas, ou seja, não estamos falando só de harmonia com a natureza, estamos falando de educação. "

A seguir, o trailer do filme.
 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Observação Holística

Estava eu em busca de algum tema interessante para postar, em comemoração ao 1º aniversário do Blog Leoa Branca, quando me deparei com esse vídeo de Krishnamurti - Observação Holística.

Acredito que esse vídeo trata exatamente do nosso objetivo enquanto distribuidores de informação, por assim dizer, e nos ajuda esclarecer o leitor sobre essa intenção.

Nossa principal meta é incitar as pessoas a observar através de si mesmas seu próprio Eu e encontrar por si mesmas as respostas que estão procurando.
Claro que isso se torna bastante dificil sem um auxilio ou uma ferramenta externa, então a importância de um material simples e completo como esse.
Na sua palestra, Krishnamurti define a palavra Holística como saudável, sensato, ser racional, lógico e ter a percepção de que se é um todo, e que se é Sagrado.

Em síntese, ele expõe o porque das pessoas buscarem fora de si mesmas a solução de seus problemas, como somos condicionados e vivemos isolados em um mundo em constante guerra. Define a consciência humana como uma consciencia universal, e expõe as bases para observarmos aquilo que precisamos para nos tornarmos seres humanos livres.


Nós, como autores do blog, estamos felizes em poder estar compartilhando este espaço com tantas pessoas, tentando a cada dia aprimorar ainda mais nosso conhecimento espiritual, ético e moral para contribuir com a construção de um mundo mais verdadeiro e melhor para se viver, buscando o Amor e a Harmonia com o Universo.

Aha Mitacuye Oyasin;