Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

domingo, 16 de setembro de 2012

Tambores de Angola II - Origem da Umbanda








Simbolismo

Todo simbolismo, os objetos usados, como as canções, chamadas de pontos riscados e cantados, visam compor o que chamam de bateria magnética. É uma espécie de bateria psíquica que concentra as energias que se precisa para as tarefas que serão realizadas. O altar é uma verdadeira aplicação energética. Todos concentram ali seus pensamentos, suas orações, suas criações mentais mais sutis. As canções além de identificarem cada energia espiritual que se manifesta, servem igualmente como condensadores de energia, uma espécie de mantra, que são palavras consagradas por seu alto potencial de captação energética.
Para muitas pessoas, tudo isso significa apenas uma forma de se adorar ou de se prestar culto as forças da natureza, ou um elo de união com guias e mentores da Umbanda. Por isso a importância desses esclarecimentos, para que não se gere ignorância e mais misticismo.
Ervas e plantas também são utilizadas em defumações e limpezas espirituais, atuando no campo fluídico das pessoas.
Nada disso trata de misticismo, mas de puro conhecimento de certas propriedades dos elementos vegetal, mineral ou animal, a serviço do bem aos semelhantes.

Arquétipos
Quanto ao simbolismo dos orixás, a lei de causa e efeito é ensinada por meio de Xangô que simboliza a justiça; a força das matas, das ervas é ensinada por meio de Oxossi; o amor é personificado por Oxum; a energia de vitalidade é apresentada nas palavras de Ogum; a reencarnação torna-se mais compreensível as pessoas mais simples quando o preto velho fala de sua outra vida como escravo e da oportunidade de voltar a terra em um novo corpo, para ajudar seus filhos;

O homem complica as coisas de tal modo que passa a ser vítima de si mesmo, emaranhando-se em conceitos tão confusos que ele mesmo não sabe como sair deles.
.


Epílogo
Fica a mensagem de que, cada ser humano guarda a sua opção íntima de filosofia ou religião, afinal nisso está a verdadeira fraternidade: que amemos uns aos outros e respeitemos as convicções pessoais, pois se os métodos de trabalho se multiplicam no infinito, o Criador permanece um só, Jesus ou Oxalá.
No trabalho do Bem, ninguém detém a verdade absoluta e para tudo existe uma explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário