Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

domingo, 6 de maio de 2012

Cruz Chakana - Cruz del Sur

Dia 03 de maio se comemora o dia da Cruz Chakana, um símbolo andino, que representa na cultura Inca, a Árvore da Vida. 

 


Na verdade, ela possui vários significados importantes.

A cruz é formada por "escadas" com quatro polos maiores e outros quatro menores que parecem indicar os pontos cardeais. 

O quadrado que se forma na figura da cruz representa os níveis de existência, a saber: Hana Pacha (o mundo superior, habitado por deuses superiores), Kay Pacha, (o mundo de nossa existência) e Ucu ou Urin Pacha (o mundo inferior habitado por espíritos, ancestrais e várias deidades que tem contato próximo com a Terra. O círculo (buraco) que tem no centro da cruz é o Axis que significa que o shaman transita pelo cósmico para outros níveis. Também representa a cidade de Cusco, o centro do Império Inca, e a constelação Cruzeiro do Sul.

Constitui a síntese do Sistema de Leis de Formação e composição simbólica andina. Tem correspondência sideral no Cruzeiro do Sul, que é uma constelação do Polo Sul, formada pelas estrelas Alfa, Beta, Gama e Delta que era a referência para o estudo da astronomia.



 



 


Chakana significa ponte. A cruz possui 2 linhas: a vertical que significa o espiritual, e o principio masculino; a horizontal significa o principio feminino, tudo que é criado e sua permanência.

Quando as linhas se cruzam, na exata altura do coração, se forma a Chakana.

Nela está contido portanto, o principio masculino e feminino, a parte superior e inferior, o céu e a terra, a noite e o dia, o Sol e a Lua.

O número 4 representa a complementaridade, ajuda mútua, interrelação.

Entre os aimarás (povo do sul do Peru), é conhecida como "Quatro Estrelas".

Figura: Bandeira do Povo Aimará

Estas quatro estrelas indicam uma direção que foi vital para os povos andinos, pois lhes dava um sentido de movimento, uma ordem e uma orientação. Seus ângulos formam uma medida chamada "Proporção Sagrada". Ao girar o quadrado sob seu ponto médio, cria-se um círculo onde entra 3.16 vezes a tranversal do quadrado no parâmetro do círculo criado - Proporção Sagrada, baseada na relação matemática "Pi".

As quatros estrelas que formam a Cruz do Sul, permitiu ao homem andino, elaborar um sistema modulador universal, que lhes permitiu resolver problemas matemáticos, geofísicos, filosóficos e sociais: a linha horizontal separava os espaços (acima e abaixo), o que deu origem a demarcação de cidades e povoados; a linha vertical separava a esquerda e a direita, feminino e masculino, importantes para manter o equilibrio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário