Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

terça-feira, 30 de agosto de 2011

2ª Parte (Continuação do texto de Gurdjieff)

Imagina a substancia “ar” e a substância “impressões”. Finalmente, imagina em tua cabeça a substância “momento”. Sim, até os momentos do tempo são substâncias.

Se pudéssemos extrair as substâncias mais finas das mais grosseiras, cedo ou tarde teríamos que pagar por isso. Esta lei é chamada Lei do Equilíbrio. Por isso aprenderemos a pagar imediatamente por aquilo que recebemos da vida. Somente então não teremos nenhuma divida. Pagar imediatamente – a isto se chama “obra real”. “Fazer” - é pensar, sentir, agir, mas “obra real” é pagar imediatamente.

Fazer – somente pode significar uma coisa: extrair a essência de cada momento da vida e ao mesmo tempo pagar todas as dívidas à natureza e a ti mesmo; mas somente quando tens “Eu”, podes pagar imediatamente.

A vida real não é uma mudança de atividades, senão uma mudança na qualidade da atividade... o destino, é o destino. Cada um de nós tem que encontrar a si mesmo na ordem total das coisas. Não é tarde para começar a fazer agora, mesmo que tenhas passado a maior parte de tua vida dormindo. Começando desde hoje podes começar a preparar-te para a morte e ao mesmo tempo, aumentar tua qualidade de vida. Mas não adie o começo, talvez na verdade só tens uma hora mais de vida.



Pergunta: Podemos compartilhar isso com outros? Penso que é muito importante isso que escutamos nesta tarde.

Podes tornar a contar palavra por palavra, mas não faças isso por ti mesmo, não significará nada para outros. A existência é o meio, ou o instrumento para a ação. Pensa nisso e encontrarás o porquê.

Pergunta: Não podemos pagar as dívidas, se não existimos, ou se nosso “Eu” está ausente?

Porque tanta necessidade de pagar? Pagar para que? Se a vida é só uma coincidência, então não tem necessidade de continuar. Isso não significa que tens que terminar tua vida com um suicidio. Ao contrário, tens que pôr todo esforço em “viver”. O homem ordinário sempre vive, somente indo com a corrente. Não somente está dormido, está absolutamente morto. Para viver realmente, é necessário apoiar os esforços da natureza, para participar ativamente da vida, e não atuar passivamente, onde seja que flua.

Para extrair o mais valioso da vida, tens que poder manejar tuas emoções. Veja que tão justamente podes estimar-te. Olha para ti atentamente e encontrarás várias extraordinárias maneiras de ser justo. Cada vez deves dar-te conta dos diferentes momentos em que o desejo aparece. Age como antes, mas sempre esteja consciente de sua própria presença. Transporta para o mundo uma parte do teu sangue, mas a de nível superior.

Ao final de cada hora depois que tenhas estimado tua utilidade, imagina que despertaste em algo absolutamente desconhecido em comparação ao anterior que passou. É importante notar que a aparente continuidade da última hora, realmente está mudando a cada hora, mesmo que as coisas e as pessoas pareçam as mesmas de antes. Com o tempo aprenderás a ver a ti mesmo como um espírito de uma substância especial, que vem de um mundo a outro, como um hóspede sem convite da natureza.

Olhando deste ponto de vista, esvazia-te de tudo que tenhas em tua vida. Vê os resultados de todos os esforços do passado e pensa quê sentido têm agora, na tua última hora de vida.

Aqueles que estão dedicados ao Trabalho, estão mortos para este mundo e ao mesmo tempo estão mais vivos neste mundo que ninguém mais. Trabalho, algo estranho, mas para muitos é impossível viver sem ele.

O modo ordinário de entender a vida é uma vaidade de vaidades. Por maior que seja o resultado, de acordo com as medidas terrestres, cedo ou tarde falhará. Até a areia está ficando pó com tempo. Até as pessoas mais relevantes da história têm sido esquecidas. Para entender as possibilidades reais deste mundo, é necessário encontrar o que podemos alcançar neste mundo, que será bastante útil no Mundo Real.

Veja atentamente a vida de todas as maiores pessoas, aqueles que dirigiram exércitos, que tiveram poder sobre outros. Qual benefício colheram para eles de todas suas grandes ações agora, quando estão mortos? Inclusive quando estavam vivos, todas estas grandes ações não foram mais que sonhos vazios. Não estamos aqui para elogiarmos a nós mesmos ou para provarmos a nós mesmos, o mais repugnante no homem ordinário é a habilidade de satisfazer rapidamente sua carne.

A maioria das pessoas encontra muitas desculpas para não trabalhar em si mesmas, estão completamente prisioneiras de suas debilidades. Mas justo agora não falemos sobre eles, senão sobre ti.

Entende-me bem, não necessito seguidores, estou mais interessado em encontrar bons organizadores, os verdadeiros guerreiros do novo mundo. Compreendo as debilidades da organização, porque justo agora não falamos sobre a organização habitual que consiste de iniciados.

Te recordo uma vez mais, aprende a viver cada uma de tuas horas com um benefício maior. Cria um plano detalhado da tua última hora de vida, somente então poderás morrer como um ser humano, não como um cachorro. Mesmo que isso não é dado a todo mundo - morrer. Podes converter-te em adubo para o nosso planeta, mas realmente não significa morrer. Morrer neste mundo para sempre, é uma honra que tens que pagar com Trabalho Consciente e Sofrimento intencionado. Tens que ganhá-lo.

Trata de imaginar a ti mesmo – relativamente – claramente na tua última hora sobre a terra. Escreve um tipo de roteiro desta última hora, como se estivesse escrevendo um roteiro para um filme. Pergunta-te: É assim que quero dispor de minha vida? Se não estás satisfeito com a resposta, reescreve o roteiro de forma que te agrade.

Vê a vida como um negócio. O tempo é o teu dinheiro para a vida. Quando vens a este mundo, ganhas uma quantidade definitiva de dinheiro e não podes excedê-la. O tempo é a única moeda com a qual pagas pela tua vida. Agora olha como usaste a maior parte de maneira estúpida. Nem sequer alcançaste o objetivo principal da vida, ter descanso. Falhaste como homem de negócios, e como usuário da vida, enganaste a ti mesmo. Toda tua vida pensaste que tudo era dado de graça para ti, e agora de repente, descobres que não era de graça. Pagas por usar o tempo, este é o porquê cada momento de tua estadia aqui custa algo. Então como poderia ser possível para ti reembolsar ao menos estas perdas? Comprova. Se o déficit da tua conta bancária é temporário, o queres constante? Perdeste o tempo ou podes invertê-lo com êxito? Se tens gastado todo teu dinheiro em férias, então não tens mais nada que fazer do que arrepender-te.

Durante muitos anos, vens gastando tua vida como se teus pais tivessem te dado uma conta bancária com crédito ilimitado. Mas agora a quantidade se terminou e te dás conta que estás sozinho completamente e não há ninguém a quem recorrer. Não há mais tempo na tua conta bancária. Agora te vês forçado a ganhar cada hora da tua vida. Toda tua vida te comportaste como uma criança e gastaste o teu tempo tal como faz um casal de recém casados em sua lua de mel. Nosso principal inimigo, que nos impede de aplicar os esforços necessários, é a desesperança. Sei que tens muitas desculpas para não preparar-te para tua última hora de vida. O hábito é uma grande força, mas começando uma vez, podes aprender a fazê-lo cada vez mais e mais.

Não te enroles todo dia. Esforça-te ao menos uma hora do dia para fazer um esforço consciente, do contrário perderás tudo. Pensa sobre o ensaio de tua última hora como se fossem exercícios de balé, tens que fazê-lo toda a tua vida.

Eu dedico quatro horas do dia para este exercício, mas quando era jovem dedicava o dobro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário