Este blog é um espaço destinado ao estudo de Autoconhecimento, Ciências, Artes, Psicologia e todo recurso em prol da evolução humana.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."
Sócrates

Em essência somos Um, interconectados com o Universo. A diversidade e o respeito a toda forma de vida é o que move meu propósito.

"A Verdade é uma terra sem caminhos" J. Krishnamurti

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Martelo de Thor





A mitologia  nos auxilia para a compreensão de fatos que acontecem nos nossos tempos, e que se repetem inúmeras vezes na história humana.

Conta o Mito que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo produziam-se raios e trovões. Thor era então adorado como um deus da fertilidade, por causa das chuvas que geralmente acompanham os trovões. Thor também estava estritamente relacionado com a ordem do mundo, pois ele defendia com o seu martelo o mundo dos seres humanos e dos deuses. Era uma espécie de ogum-xangô na nossa atual mitologia afro-brasileira. Os antigos Wikings acreditavam que o mundo habitado pelos seres humanos era o reino de Midgard, o mundo do meio, Áshgard era a morada dos deuses, para nós o Astral Superiror, e Utgard o mundo de fora, o baixo astral, que era habitado pelos Trolls, seres ignorantes, monstruosos e infelizes. Como sempre os seres do baixo astral estavam constantemente ocupados em atacar e tentar dominar os mundos dos seres humanos e dos deuses usando para isso toda sorte de artimanhas enganadoras e sacanagens. Conta o mito nórdico que uma das formas que os trolls tinham para dominar e destruir Mitgard era roubar Freyja, a Deusa da fertilildade e do amor. Ou seja, noutras palavras, a Deusa da Felicidade, nossa adorável Oxum. Com o martelo de Thor os deuses defendiam os seres humanos da invasão dos trolls, e os humanos ajudavam nessa luta através dos sacrifícios, cerimônias e rituais religiosos que os uniam com o serviço dos deuses.

Conta-se que em certa ocasião quando Thor adormeceu foi roubado seu martelo pelos malignos trolls. Provavelmente os seres humanos também teriam esquecido de cumprir corretamente com as cerimônias de proteção. Dai a falha. Thor então furioso teve de ir buscar sua arma que já então estava em poder das forças do caos. Mas para tanto tiveram de fazer um cuidadoso e audaciosos plano junto com seu ajudante Loki, uma espécie de Mercúrio, Bará, dos antigos nórdicos, e mais a inteligência dos outros deuses, para enganar o rey Trym, líder dos trolls, que queria em troca do martelo que lhe entregassem a formosa Freyja para casar-se com ele. Ora, a audácia do bofe, feio como era e bruto, falso e mentiroso, era incapaz de ver sua falta de méritos e sonhava desposar-se com uma deusa do amor. Então o plano foi disfarçar os dois deuses-heróis de mulher e enviá-los como se fossem a própria deusa do amor e sua serva para que se entregasse ao horrendo Trym. O plano deu certo ainda que não foi fácil pois o viril Thor não ficava muito bem num disfarce de mulher e menos ainda quando se tratava de ter de mostrar um comportamento delicado e suave e, em mais de uma ocasião, quase deixou notar ao rei dos trolls que ele era o próprio inimigo disfarçado. Mas como os seres da escuridão não são suficientemente espertos e em geral estão cegados por suas ambições e insensibilizados por seus vícios finalmente os dois heróis com astúcia, inteligência sutil e força conseguiram cumprir a missão.

Conta o mito que Loki teve de ir conversar com os outros deuses e pedir a Freyja que se entregasse para casar-se com Trym, obviamente que a deusa se negou e então foi que planejaram o disfarce de Thor e Loki, que não devem ter ficado muito lindos vestidos de mulher. Conta-se que durante a festa Thor, ou seja a noiva, comeu nada mais nada menos que um boi inteiro, oito salmões e bebeu três barris de cerveja. O Trym estranhou e desconfiado quase se deu conta da farsa mas o astuto Loki, como dama de honra da noiva conseguiu remediar a situação dizendo que a noiva havia estado tão ansiosa pelo casamento que não tinha podido comer nada durante uma semana. Quando o feio Trym foi beijar a noiva e viu o olhar severo de Thor levou tremendo susto que quase se deu conta de novo da farsa, mas rapidamente Loki outra vez, como dama de honra, conseguiu contornar a situação dizendo que a noiva de tão ansiosa pelo casamento tampouco tinha conseguido dormir durante uma semana. Assim que prosseguiram o casamento e o líder dos maus mandou que o martelo fosse colocado no colo da noiva foi quando Thor deu uma grande gargalhada e apoderando-se do martelo terminou com a alegria dos trolls e eliminou todos os bandidos. Assim mais uma vez na eternidade o Bem venceu o mal.

Este conto nos serve de explicação para a crise mundial da espiritualidade. Estamos presenciando muitas disputas onde as forças do caos querem possuir o poder das Medicinas Sagradas para então conseguir a felicidade da qual carecem por não terem merecimento. Esquecem que para conseguir a felicidade tem de haver Entrega e Humildade, Sacrifício e Serviço desinteressado ao Bem. Querem o poder para conseguir uma falsa felicidade egoísta a custa de dominar e escravizar os outros. Mas isso não é possível, pois as forças sagradas estão muito bem guardadas e protegidas por seres de muita Luz que chamamos Anjos, Arcanjos, Oguns, Xamãs, homens e mulheres do Caminho da Humanidade Verdadeira. Um dia as forças do mal têm de se render e entregar-se ao bom caminho, mas para isso tem de se arrepender de suas maldades, e instruindo-se, redimir-se no Bom Caminho.

Nós seres humanos podemos escolher, se estivermos atentos aos ensinamentos verdadeiros, colocarmo-nos sob a proteção das forças do bem e ajudar na redenção da humanidade ou inconscientemente deixarmo-nos enganar pelas forças do caos e ser usados como antenas e instrumentos para a difusão dos planos malignos da baixo astral

Nenhum comentário:

Postar um comentário